Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Planta - reprodução assexuada


Toda a vida é transitória e deixará após uma mais ou menos longo. Mas, para além da morte natural, os organismos podem ser tão por acaso, ou seja, serem vítimas de outros seres vivos ou de circunstâncias adversas.

A vida na Terra acabaria rapidamente se os seres vivos não têm o poder de propagação, e há certamente mais de metade para a reprodução da espécie.

Alguns organismos inferiores são divididos em duas metades de cada uma dessas leva uma vida independente. Em contraste, outros organismos animais deixam o seu corpo está coberto com novos corpos.

No reino vegetal as formas inferiores não são os únicos que se reproduzem assexuadamente. Há também plantas superiores que possuem os meios de reprodução. Quando a planta jardineiro tiros, está usando o poder de regeneração para obter novos indivíduos e jovens.

A reprodução de muitas plantas é feito desta forma, usando tiros (acima, à esquerda). O morango é multiplicado por camadas, ou seja, alguns radicais que ainda pertencem à planta-mãe, tocar o chão, criar raízes e dar origem a um novo indivíduo.

Outras plantas se reproduzem por tubérculos, que têm acumulado reservas, como a batata. Aos olhos da batata rebentos, dando origem à parte aérea e subterrânea de um novo ser. Esse modo de reprodução é chamado de propagação vegetativa.

Em muitos casos, ela é encontrada, no entanto, que no reino vegetal, há células particular, responsável pela criação de um outro indivíduo. Pode acontecer, também, no caso de propagação vegetativa de plantas, que uma nova planta surge a partir de uma única célula. Estamos então na presença de uma reprodução por esporos.

Assim, um objeto deixado em um quarto abandonado pode ser coberto com Capades molde. Ao soprar sobre ele voará uma nuvem de pó, composta por esporos de mofo. Se por acaso você quiser esses esporos caem bastante favorável, em seguida, fungos nova criptogâmicas nascido.

Um comentário: